EDMARCIO PAIXÃO

Com arranjos que combinam o jazz à música amazônica, o violonista paraense Edmarcio Paixão apresenta seu novo show “Olhando o Tapajós – Tributo a Sebastião Tapajós”, uma homenagem ao ícone do violão brasileiro e um dos maiores representantes da cultura musical da Amazônia.
Natural de Santarém, Pará, Edmarcio Paixão é violonista, guitarrista e compositor. Com mais de 20 anos de carreira, lançou os discos “Bem-Vindos” (2024) e “Nascer do Sol” (2020). Foi diretor artístico e musical de projetos da Prefeitura de Santarém, e dirige o Centro de Artes da Amazônia. Atuou como músico junto a Sebastião Tapajós em turnês pelo Brasil e Europa, e como produtor no projeto “Da Lapa ao Mascote”, contemplado pelo edital Natura Musical em 2012.
Um amazônico apaixonado por suas raízes, Edmarcio Paixão convidou os músicos Dayan Carvalho (contrabaixo) e Lucas Rebelo (bateria) para celebrarem a vida e a obra de Sebastião Tapajós, mestre das seis cordas e da alma amazônica. Transitando com maestria entre o violão clássico, o jazz, a bossa nova e ritmos regionais do norte do Brasil, Tapajós incorporou elementos e temas de sua região em suas composições e interpretações, frequentemente remetendo-se à natureza, aos rios e à vida na Amazônia.
Mais que homenagear, neste show Edmarcio relembra e revive encontros, aprendizados e momentos vividos ao lado de um dos maiores violonistas do Brasil. Reunindo composições do mestre e temas autorais, em um show que explora a liberdade da improvisação jazzística e a raiz do violão e da guitarra amazônica, Edmarcio costura passado e presente, tradição e invenção, contribuindo para preservar o legado deste importante nome da música brasileira contemporânea.