Patricia Bastos

patricia bastos

 A cantora amapaense Patrícia Bastos apresenta o show de seu novo disco “Voz da Taba”. Com direção musical e arranjos de Dante Ozzetti, a premiada artista traz aos palcos um espetáculo dançante e de muita energia que reune a música da Amazônia a ritmos do Caribe e da Guiana Francesa.

Com oito discos lançados, a macapaense Patrícia Bastos leva ao mundo a voz das florestas, dos quilombos, dos ritmos do Amapá. Ao longo de sua carreira, recebeu diversos prêmios como o Pixinguinha Funarte, Rumos Itaú Cultural, Prêmio da Música Brasileira e foi indicada ao Grammy Latino. Apresentou-se em eventos de destaque internacional como o Rock in Rio 2022, a Ação Global de Sustentabilidade Pela Amazônia em Nova Iorque e a Conferência das Nações Unidas pela Mudança do Clima (COP 28) em Dubai – estas duas em 2023.

A trilogia iniciada com os discos “Zulusa” (2013) e “Batom Bacaba” (2016), que desenvolveram um repertório voltado para a linguagem dos ritmos amazônicos, é completada com “Voz da Taba”, incorporando gêneros musicais caribenhos e franco-guianenses como a Soca, o Cacico e o Zouk. O disco é resultado de uma longa viagem à Guiana Francesa e Suriname, realizada pela artista na companhia de Dante Ozzetti e dos compositores amapaenses Enrico Di Micelli e Joãozinho Gomes.

O orgulho de ser amapaense está nos versos da canção “Jeito Tucuju”, que conta com a participação especial de Caetano Veloso. O álbum traz ainda outros convidados como Ná Ozzetti, Fabiana Cozza, Cristóvão Bastos, Mabiala Nkombo, Hidras Tuala Tsueso, Francellys Castellar e Ola Taisr Alsaghir.

Neste show de lançamento de “Voz da Taba”, Patricia apresenta um repertório de doze canções, dentre estas “Afroíndias”, “São Benedito Bendito” e “Cobra Sofia”, acompanhada por Dante Ozzetti e um grupo de músicos amapaenses e paulistas em um espetáculo festivo, de celebração da música afroindígena do Brasil e de suas fronteiras amazônicas.