Tetel Di Babuya

TETEL DI BABUYA

Dona de uma voz encorpada e impressionante versatilidade, a cantora, violinista e compositora brasileira Tetel di Babuya lança seu primeiro álbum, “Meet Tetel”, após ser descoberta pelo selo novaiorquino Arkadia Records.

A história musical de Tetel di Babuya se desenvolveu por caminhos nada comuns. Começando com uma formação em música erudita que começou ainda na infância e chegou até uma pós-graduação, passando por uma carreira como violinista profissional que incluiu turnês pela Europa e EUA como integrante da prestigiada OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), por fim resultando na metamorfose em cantora de Jazz inspirada em uma de suas maiores referências: a crooner americana Ella Fitzgerald.

Tetel começou a cantar em casas noturnas de SP no final de 2019. Com o recesso forçado causado pela pandemia de Covid, ela dedicou-se a escrever as músicas que foram gravadas em 2020 e que estão em seu primeiro álbum, “Meet Tetel”. Cantando em inglês e português, Tetel passeia com facilidade por gêneros como Jazz, Blues e Bossa Nova. Suas composições criam uma sensação de intimidade e são surpreendentemente líricas, com um sutil senso de humor. Lançado em junho de 2022, o álbum chamou a atenção imediata de críticos de Jazz nos EUA em publicações como as revistas DownBeat e Jazziz, e entrou pra playlists selecionadas da plataforma Spotify.

Tetel Di Babuya apresenta-se no Brasil em mais de uma formação: em duo de piano e voz/violino; ou acompanhada por um piano trio; ou com o complemento de um naipe de sopros. Lançado pelo aclamado selo de jazz Arkadia Records, que conta em seu catálogo com jazzistas do calibre de Kurt Elling, Joanne Brackeen e Benny Golson, “Meet Tetel” está disponível em todas as plataformas digitais.

“An impressive debut….a fine set”.
Scott Yanow, DownBeat
“….an album that zings like a triple expresso! In short, she’s a hoot!”
Andrew Gilbert, JazzTimes
“An artist of stunning originality and virtuosic talent”.
Mark Holston, JAZZIZ