João Lenhari

JOÃO LENHARI

O trompetista, compositor e educador radicado no Canadá João Lenhari retorna ao Brasil para apresentar seu primeiro álbum solo, “The Last Minute”, acompanhado por alguns dos músicos mais requisitados do jazz brasileiro: Vitor Cabral (bateria), Thiago Alves (baixo), Marcos Romera (piano) e Raphael Ferreira (sax tenor).

No Brasil, Lenhari já atuou com grupos e artistas como Nelson Ayres, Brasil Jazz Sinfônica, Banda Urbana, Leticia Persilles, Diogo Ramos e Taïs Reganelli, e foi duas vezes finalista do Prêmio Profissionais da Música. Compôs e arranjou trilhas sonoras para cinema e TV, incluindo o longa metragem “Chacrinha, o Velho Guerreiro”, o curta metragem “Inevitável” e a minissérie da Netflix “Os Donos do Jogo”.

Doutor em Jazz Performance pela Universidade de Montreal, estudou com a lenda canadense Ron Di Lauro, de quem assumiu a direção musical da Big Band da universidade em 2023. Em 2024, lançou o projeto João Lenhari Brazilian Big Band, explorando novas sonoridades dentro do universo da música brasileira e do jazz. Em 2025, gravou um álbum em duo com o pianista Manoel Vieira. 

Seu novo disco, “The Last Minute”, foi gravado ao vivo em São Paulo, em 2025, e conta com a participação do renomado saxofonista canadense Guillaume Carpentier. O repertório inclui três composições originais de Lenhari — “The Last Minute”, “Underneath, Ron’s Lick” e “Chanson d’Amour” — junto com um arranjo do standard “Cherokee” e “Drip Coffee”, uma composição de Raphael Ferreira. A estética do álbum se concentra em capturar a energia ao vivo e o virtuosismo dos músicos, evocando uma sonoridade pós-hard bop, influenciada por gravações de grandes interpretes dos anos 1980 aos 2000.