Silvan Galvão

SILVAN GALVÃO

O multiartista paraense Silvan Galvão é cantor, compositor, percussionista, banjista e mestre de Carimbó. Neste show apresenta músicas de seu novo EP, “Mãe Amazônia”.

Silvan apresenta nos palcos um trabalho que explora um panorama de ritmos da cultura popular da Amazônia, tanto em formações contemporâneas (bateria, guitarra e baixo) quanto a tradicional “pau e corda” (banjo, percussão e sopro).

Além de realizar shows, Silvan ministra oficinas de percussão e dança do Carimbó e outros ritmos da Amazônia, que já percorreram museus, centros culturais e universidades de países da América Latina. No Rio de Janeiro e em São Paulo apresenta-se também com o Carimbloco, um grande grupo que une percussionistas e dançarinos com o qual Silvan transmite esta rica tradição oral.

Sua discografia conta com os álbuns “Segredos Amazônicos” (2013), “Tambores que Cantam” (2016), “Silvan Galvão em Alter do Chão” (2017), “Silvan Galvão e Carimbloco” (2018), “Família Galvão” (2021) e o mais recente “Mãe Amazônia” (2022).

Silvan Galvão é autor de canções em parceria com grandes compositores da Amazônia, como Nilson Chaves, Joãozinho Gomes, Ronaldo Silva e Junior Soares. Com frequência apresentou-se em duetos não só com seus parceiros de composição, mas também com artistas como Xangai, Patricia Bastos, Pinduca, Mestre Solano e o grande violonista Sebastião Tapajós. Lançou em 2017 o projeto “Três Amazônias”, onde divide o palco com Patricia Bastos, maior referência da música do estado do Amapá, e Davi Assayag, ícone do Festival de Parintins no estado do Amazonas.

Em 2018, Silvan Galvão foi premiado no Edital “Prêmio Culturas Populares / Ministério da Cultura”, na categoria Mestre de Cultura Popular, por sua atuação com o Carimbó na região sudeste, em reconhecimento por seu trabalho como transmissor de saberes de tradição oral. Em 2019, Silvan foi selecionado pelo Programa Ibermúsicas para circular com sua oficina de Carimbó por universidades, museus e centros culturais da Argentina e do Chile.