JOÃO VENTURA
O pianista, compositor e cantor sergipano João Ventura apresenta o espetáculo “Contraponto”, que combina canções populares com peças eruditas em uma performance virtuosa e surpreendente.
João Ventura iniciou sua relação com o piano ainda na infância. Inicialmente de formação erudita, na adolescência aproximou-se do repertório popular brasileiro e desde então seu processo criativo assumiu como natural a relação entre os dois ambientes musicais.
Com seis álbuns lançados, é doutor em Artes Musicais pela Universidade Nova de Lisboa (UNL) e possui uma extensa experiência internacional. Ele já acompanhou a renomada cantora pop Madonna no baile Met Gala, em Nova Iorque, e se apresentou em mais de 20 cidades europeias, tanto em shows solo quanto ao lado do violonista e compositor Toquinho. Além disso, realizou inúmeros shows e concertos pelo Brasil, incluindo colaborações com orquestras como a Orquestra Sinfônica de Heliópolis e a Orquestra Sinfônica de Sergipe.
O repertório do show “Contraponto” inclui canções famosas, como “Tatuagem” (Chico Buarque), “Garçom” (Reginaldo Rossi) e “Iracema” (Adoniram Barbosa), mescladas a composições de Frédéric Chopin, Nikolai Rimsky-Korsakov e Johann Sebastian Bach, em uma fusão única entre música erudita e popular.
“Contraponto” é o resultado da união do aprendizado acadêmico de João Ventura com sua vivência como músico da noite, unindo universos aparentemente antagônicos em uma experiência sonora inesquecível.