Nenê Kinteto
Realcino Lima Filho, mais conhecido como NENÊ, é um dos mais experientes músicos brasileiros em atividade. Seus 50 anos de carreira incluem atuações como baterista em discos históricos de artistas como Hermeto Pascoal, Elis Regina e Egberto Gismonti, além de uma extensa trajetória como compositor.
O baterista e compositor gaúcho NENÊ lança PANTANAL, o 15o. disco de sua carreira solo, com seu novo grupo: o NENÊ KINTETO.
Os músicos Rodolfo Guilherme (trompete), Thiago Souza (sax), Edson Sant`Anna (piano), e Jackson Silva (contrabaixo) acompanham Nenê em um encontro original, reunindo talentos da nova safra da música brasileira. Com uma formação tradicional dos grupos de jazz, mas com a sonoridade particular das composições do Nenê, o quinteto vem se apresentando em diversas casas de shows em São Paulo. Convicto da brasilidade deste novo trabalho, Nenê afirma: “Ao compor uma música mais sofisticada, harmonica e melodicamente, utilizando os ritmos brasileiros, você inova com relação ao que se faz no restante do mundo” – e é por esta máxima que o Nenê Kinteto se orienta.
Natural de Porto Alegre, Nenê mudou-se para São Paulo em 1966, e logo entrou para o histórico Quarteto Novo. Em seguida, tocou com Elis Regina no disco “Falso Brilhante”, com Milton Nascimento em seu “Clube da Esquina 2”, e com Hermeto Pascoal em seus discos “Zabumbê-Bum-A”, “Ao Vivo em Montreux”, participando também do Festival Live Under The Sky (Japão). Em 1980, entrou para o grupo de Egberto Gismonti, atuando nas turnês mundiais dos discos “Em Família” e “Sanfona”. Em 1982, muda-se para Paris. Lança o primeiro disco da carreira solo, “Bugre”, considerado pela critica francesa um dos 10 melhores lançamentos do ano. Continua atuando com Egberto Gismonti e com jazzistas como Kenny Wheeler, Charlie Haden e Steve Lacy, entre outros. Retorna ao Brasil em 1995. Após liderar grupos em formações diferentes, começa sua carreira solo no Brasil montando o grupo Nenê Trio em 2001, com o qual segue desenvolvendo um trabalho em paralelo ao Nenê Kinteto.
Produzido por Carlos Ezequiel e gravado em fevereiro de 2018, “PANTANAL” é um lançamento do selo Engrenagens.